A Conferência do Dia Marítimo Europeu (EMD) é o evento anual de dois dias durante o qual a comunidade marítima da Europa reúne-se para estabelecer redes, discutir e criar ações conjuntas sobre assuntos marítimos e economia azul sustentável.

Esta conferência tem por objectivo proporcionar aos seus participantes um acompanhamento sobre a situação atual numa ampla gama de questões relacionadas à economia azul e ao meio ambiente marinho e discutir maneiras de avançar.  O EMD é direcionado a profissionais de empresas, governos, instituições públicas, ONGs e universidades.

O Dia Marítimo Europeu (EMD) de 2021 ocorreu virtualmente em Den Helder, na Holanda, nos dias 20 e 21 de maio. Foi co-organizado com a cidade de Den Helder, a Província de Noord-Holland e o Ministério da Infraestrutura e Gestão da Água e em paralelo com a conferência, a Comissão Europeia lançou o desafio de realizar-se, entre abril e outubro, um conjunto de atividades e eventos locais em vários países Europeus,  a iniciativa – “Dia Marítimo Europeu no Meu País”.

O “Dia Marítimo Europeu no Meu País” (EMD In My Country) é uma parte importante da onda de consciencialização e ativismo dos oceanos que tem crescido constantemente nos últimos anos, e os eventos sob sua marca têm-se tornado cada vez mais populares, atraindo mais de 25.000 participantes todos os anos. Atividades locais, como limpeza de praias, visitas guiadas a portos, exposições de arte, workshops, conferências, seminários, exposições sobre temas marítimos, ações de alfabetização marítima, passeios ecológicos e caminhadas em áreas com patrimônio marítimo significativo, passeios de barco, visitas a museus marítimos, navios, aquários, estaleiros navais, etc. destinam-se a um vasto público em toda a Europa, com uma componente “diversão e jogo” que atrai diretamente o público mais jovem.